17 de mar. de 2010

Projeto Didático: 08 de março


Belo Jardim:
Nas trilhas da história, as marcas de batom!
O Grupo Mulher Ação e outras tantas mulheres



Objetivo Geral:
Compreender e valorizar o papel desempenhado pelas mulheres ao longo da história, na construção de uma sociedade justa e fraterna.


Objetivos Específicos:

01. Reconhecer a importância de fontes orais para o registro histórico;

02. Reconhecer e valorizar a organização social como caminho que enriquece a qualidade de vida das pessoas;

03. Valorizar o trabalho feminino;

04. Identifcar os meios de apoio para solucionar os problemas que afetam as mulheres;

05. Entender o preconceito como atraso de vida;

06. Entender que a única diferença entre homens e mulheres é a diferença biológica, portanto ela é natural, todo o resto é uma construção cultural.

Desenvolvimento:

O projeto será dividido em três etapas: a primeira, será desenvolvida via aulas expsitivas, seguidas de debates e opinião, exibição de filmes e documentários, norteando @s estdantes para realização de pesquisas sobre o tema na biblioteca pública, jornais, revistas, internet, livros etc. Neste trabalho, se fará um recorte para a história da organização de mulheres em Belo Jardim, neste caso as fontes orais serão a nossa referência. A segunda etapa, será de palestras sobre a temática, no dia 19/03, e, a terceira etapa, será a realização de concurso literário, com a sua culminância em maio de 2010.

A interdisciplinaridade:

Portugês: Produções de vários gêneros textuais; Matemática: contrução de gráficos para leitura de vários temas: Trabalho, profissão, política partidária; Ciências da Natureza; Doênças/Saúde da mulher, violência doméstica e as suas consequências físicas e psiquicas; Ciências Humanas: Linha do Tempo - lutas/conquistas das mulheres no mundo, pesquisas de campo sobre a organização das mulheres na cidade; Inglês: tradução de textos literários (poemas,música...); Qualificação Profissional: As mulheres e o trabalho; Participação Cidadã; Pactos e tratados internacionais que confirmam/afirmam e reconhecem a história de luta das mulheres; Lei Maria da penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário