24 de mar. de 2010

Marcas de Batom e de Cidadania no PJU - BJ


Por: Claudiane Alves


Na última sexta-feira, as mulheres belojardinenses puderam em mais um momento histórico deixar a sua “marca de batom”. Esse tema, inspirado no artigo de Frei Betto, deu vida à pesquisa das alunas e alunos do pro jovem urbano, sob a orientação da professora e militante dos movimentos sociais, Adilza Cristina. O momento foi de suma importância na condução dos nossos jovens ao pleno exercício da cidadania, que se faz com participação política, no sentido de efetiva influência nas decisões, inquietação com as injustiças e busca de uma igualdade de fato. Tivemos a oportunidade de debater e ouvir considerações interessantíssimas, o que fortalece o nosso propósito de caminhar na luta.

As intervenções do alunado e do corpo docente do programa, além das palavras de Louise, Secretária da Mulher de Caruaru, de Luciene, nossa Secretária da Mulher (e que orgulho dizer que Belo Jardim tem uma secretaria da mulher!), de Nena e de Dona Dulce Ramos mostraram que Belo Jardim é terreno fértil para produzirmos trabalhos de qualidade e que façam a diferença na vida de nosso povo, pois a submissão, seja ela em que esfera for, só empobrece as relações humanas, ditas em processo evolutivo.

Acredito muito na capacidade de mobilização dos jovens que “pensam” e agem com determinação, tanto no âmbito da sociedade, quanto na vida de cada um. Coloquem objetivos em suas caminhadas e por eles façam algo todos os dias; a cada momento ficarão mais perto da vitória, que depende de cada um de vocês. Agradeço pelo convite e fico sempre a disposição para participar. Naquele dia, usando uma frase que eu vi em algum lugar, levei um pouco de vocês e deixei também um pouco de mim. Parabéns pelo projeto, que muito mais que lindo e emocionante, resgata a trajetória das questões de gênero em nossa cidade.


Vereadora em Belo Jardim - Presidenta da UVP/Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário