15 de mar. de 2010

Avaliação: Eu e o PJU!


"Eu estava morando em Sanharó, quando em uma vinda minha para Belo Jardim encontrei Lucineide (amiga de sala) que me falou sobre o programa, eu de imediato me interessei pela oportunidade de continuar os estudos, e quem sabe conseguir um emprego qualificado no fim do curso. Nas primeiras semanas de aula todas as minhas esperanças num futuro melhor voltaram e o Projovem está me fazendo ver a vida de um outro ângulo. Se depender de mim vou longe e me empenharei o bastante para conseguir os meus objetivos.

No início foi um pouco difícil, pois entrei depois que as aulas já tinam começado, no entanto eu tive a oportunidade de escolher a turma, e como eu já conhecia Lucineide, escolhi a turma B do Núcleo II. O processo de fazer amizades foi um pouco lento, primeiro porque já havia um maior entendimento entre eles e segundo porque sou evangélica.

Já com os professores o processo foi mais fácil, lembro-me muito bem como a professora Adilza tinha uma facilidade de decorar o nome de cada um, ela chama todos pelo nome, e a professora Danielle chama você por um apelido e te trata como como se te conhecesse há muito tempo. Hoje graças a Deus, eu tenho uma amizade muito boa com todos da sala e entre eles tem os mais íntimos, aqueles, que eu farei tudo pra cultivar a amizade mesmo depois do curso. Entre os professores também existe os que eu gosto mais, são os que eu tenho mais liberdade pra conversar e expressar o que eu quero e que são os que eu mais amo e me empenharei para que nunca acabe esse laço de amizade, que são: Adilza, Jaci e Humberto.

Eu gosto de todos os componentes do curso, mas eu busco me aprofundar mais nas matéria de: Participação Cidadã, porque eu irei fazer algo com a minha comunidade e pela minha comunidade; Qualificação Profissional, porque é o componente que vai me ajudar para enfrentar o mercado de trabalho. Já a Matemática eu não gosto.

A Participação Cidadã, mudou muitas coisas na minha maneira de viver e interagir em muitas situações na vida social. Me ensinou a trabalhar em grupo, ensina o valor do companheirismo e acima de tudo, que a agente sempre aprende com o outro.

O meu desenvolvimento na Qualificação Profissional vem evoluindo a cada aula, isso acontece por dois motivos, primeiro porque eu busco me dedicar, e segundo pela dedicação do professor em instruir os alunos, e eu sou muito grata a ele por não medir esforços em nos ajudar a compreender cada assunto. Não posso dizer qual o assunto foi melhor, todos se tornaram interessantes pois a forma de ensinar é muito boa. Pretendo continuar os meus estudos, e quanto a minha vida profissional as portas que surgirem eu entrarei por elas, pretendo fazer concurso público para área de saúde, IBGE etc. Mas o meu maior objetivo é levantar algum dinheiro com o primeiro emprego e depois ser autônoma.

E ainda sobre a participação cidadã, estou ficando cada dia mais segura dos meus direitos e quando eu botar a mão na massa, o que eu puder fazer pela minha comunidade eu farei, eu jamais deixarei de exercer o que aprendi sobre direitos com as professoras Jaci e Adilza. A minha comunidade com certeza vai poder contar comigo.

Eu posso dizer a todos os jovens que é muito importante não desistir dos sonhos, não vale a pena trocar os estudos por bebida, drogas, vícios ou curtição, na vida tudo passa, os vícios, o primeiro namorado... mas a nossa moral, nossos valores e nossa formação, isso sim não passa. Eu também tinha desistido de estudar e dos meus sonhos, mas apareceu essa oportunidade. E do jeito que surgiu pra mim pode também surgir para você, e se essa oportunidade vier acompanhado com uma professora Adilza, assim como veio pra mim, agarre com unhas e dentes, pois se nós os jovens não buscarmos conhecimento, quem correrá atrás dos direitos das nossas crianças?

O futuro depende de mim e de você, mas depende mais ainda de NÓS juntos e firmes."

Rafaela Araújo
Turma B - Núcleo II

2 comentários:

  1. Fico emocionada, quando vejo os alunos escrevendo sobre as suas vidas, ou seja, as mudanças ocorridas em suas vidas de julho Para cá. Quando leio os texto , lembro da voz e do rosto, de cada um, antes tímidos agora , com vontade de expor seus anseios.
    Parabéns para todos nós professores do Projovem Belo Jardim.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir